
Neste fim de semana, entre os dias 4 e 6 de julho, o Campeonato Mundial de F1 desembarcou no autódromo de Silverstone, na Inglaterra, para as disputas da 12ª etapa da competição. Em seu ano de estreia na competição o brasileiro Gabriel Bortoleto chegou animado à pista inglesa após a conquista de seu melhor resultado do ano, na etapa da semana passada, na Áustria.
Confiante com as atualizações aerodinâmicas do modelo C45 da Stake F1 Team Kick | Sauber o jovem de 20 anos chegou à pista da cidade de Towcester animado em fazer mais um fim de semana promissor, porém, o que aconteceu foi o contrário disso.
Com todo o seu arrojo e técnica que o levaram aos títulos da F3 e F2 Gabriel começou os treinos de forma técnica, buscando um acerto ideal para condições de corrida. Assim, no primeiro treino livre, o brasileiro completou 23 voltas na pista passando para a equipe um feedback preciso da situação do carro para a longa corrida prevista para o domingo. Ainda na tarde de sexta-feira Bortoleto voltou à pista para o segundo treino e, com o tempo de 1m26s904 ficou com a 13ª colocação.
No sábado o carro #5 de Gabriel voltou à pista para mais um treino em que ficou na 16ª posição após uma quebra da suspensão. A equipe teve de trabalhar rápido para reparar o carro, mas, infelizmente não tinha mais o assoalho com as atualizações aerodinâmicas da peça. Com isso, na classificação, Gabriel não conseguiu passar do Q1 e ficou com o 17º lugar para a largada desse domingo.
Corrida maluca marcou este domingo
Neste domingo a pista de Silverstone mostrou ao mundo o mais tradicional clima inglês reconhecido no mundo inteiro. Chuva, garoa, pista molhada e depois tempo seco e muita velocidade. A corrida foi vencida pelo inglês Lando Norris com Oscar Piastri em segundo e Nico Hulkenberg, companheiro de equipe de Gabriel, na terceira colocação.
A corrida começou com pista molhada, mas, logo nas primeiras voltas foi secando e, com isso, a equipe decidiu por chamar Bortoleto ao box para a troca dos pneus intermediários para os médios. A equipe trabalhou rápido e o recolocou na pista, porém, o traçado ainda estava muito molhado. Com isso, na volta quatro, Gabriel acabou saindo da pista e batendo na barreira de pneus. O piloto ainda conseguiu voltar para a pista, mas com o carro quebrado, acabou tendo de abandonar.
“Infelizmente nesse fim de semana não conseguimos ter o mesmo desempenho que conseguimos na Áustria, na semana passada. Durante todo o fim de semana trabalhamos para buscar melhorias, mas, a verdade é que não foi possível chegar ao ponto de performance que desejávamos. Na corrida de hoje trocamos os pneus ao final da terceira volta e, sinceramente, não consegui controlar o carro e acabei batendo na barreira de pneus. Parabenizo o Nico e todos os membros da equipe pelo primeiro pódio do ano que espero, realmente, seja o primeiro de muitos”, comentou o piloto patrocinado pelo Banco BRB, KitKat, Porto e Motorola by Snapdragon.
O Mundial de F1 dá uma pausa agora de duas semanas e retoma o seu calendário entre os dias 25 e 27 de julho com o GP da Bélgica no tradicional Autódromo de Spa-Francorchamps.
Fotos: Stake F1 Team | Kick Sauber
Assessoria de comunicação do piloto Gabriel Bortoleto
Jornalista Responsável: Flávio Quick