Gabriel Bortoleto completa fim de semana intenso em Austin

.
Gabriel Bortoleto completa fim de semana intenso em Austin

O brasileiro Gabriel Bortoleto concluiu neste domingo (19) sua participação na 19ª etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1, disputada no Circuito das Américas, em Austin (Texas, EUA). Em um fim de semana com formato Sprint, o piloto da Stake F1 Team KICK Sauber enfrentou um cronograma desafiador, mas demonstrou evolução progressiva e consistência em seu primeiro contato com o exigente circuito norte-americano.

A sexta-feira começou promissora, com Bortoleto encerrando o único treino livre em 12º lugar (1:34.478), mostrando boa adaptação inicial ao traçado. No entanto, uma volta rápida deletada por exceder os limites de pista e uma segunda tentativa prejudicada impediram o avanço à SQ2, deixando o brasileiro sem tempo registrado no qualy para a corrida Sprint.

No sábado, na Sprint Race, Gabriel fez uma corrida sólida, evitando incidentes e subindo nove posições para terminar em 11º lugar, próximo da zona de pontos. O desempenho reforçou a capacidade de recuperação do jovem piloto e gerou dados valiosos para o acerto do carro antes da classificação principal. Mais tarde, no Qualifying para o GP, Bortoleto registrou o 16º tempo (1:34.125), ficando a menos de cinco décimos do corte para o Q2.

Partindo de 16ª posição na corrida principal Gabriel adotou uma estratégia alternativa iniciando com pneus macios, o que lhe permitiu ganhar posições nas voltas iniciais. Após o primeiro pit stop, porém, uma demora no equipamento e a opção de não aproveitar uma janela sob o Virtual Safety Car, acabaram comprometendo sua prova. Mesmo assim, o brasileiro manteve ritmo estável e após 56 voltas disputadas cruzou a linha de chegada em 18º.

“Foi um fim de semana exigente, especialmente com o formato Sprint e por ser minha primeira vez correndo em Austin. Acho que mostramos bons sinais de evolução, especialmente no ritmo de corrida e na gestão dos pneus. Talvez pudéssemos ter aproveitado melhor a oportunidade do Virtual Safety Car, mas o importante é que seguimos aprendendo e avançando etapa após etapa. Quero agradecer ao time pelo esforço e pela confiança – seguimos com a cabeça erguida e foco total no México”, destacou Gabriel Bortoleto.

Apesar de não pontuar, o desempenho de Bortoleto foi considerado positivo internamente, especialmente pelo progresso demonstrado ao longo das sessões.

“Foi um fim de semana de contrastes. Nico teve uma performance excelente e mereceu os pontos, enquanto Gabi enfrentou um domingo frustrante, prejudicado por uma parada lenta e por não termos aproveitado o Virtual Safety Car. Mesmo assim, ele mostrou maturidade, especialmente no sábado, com uma grande recuperação na Sprint. Há muito aprendizado para levar ao México, e é isso que importa neste momento”, avaliou Jonathan Weathley, team manager da Stake F1 Team KICK Sauber.

Com o encerramento do GP dos Estados Unidos, o Mundial segue agora para a Cidade do México, palco da 20ª etapa da temporada 2025, já no próximo fim de semana.

Assessoria de comunicação do piloto Gabriel Bortoleto
Jornalista Responsável: Flávio Quick