Etapa de Abu-Dhabi marca o fim da primeira temporada de Gabriel Bortoleto na F1

.
Etapa de Abu-Dhabi marca o fim da primeira temporada de Gabriel Bortoleto na F1

Gabriel Bortoleto encerrou sua temporada de estreia na Fórmula 1 neste domingo (7), no Grande Prêmio de Abu Dhabi, 24ª e última etapa do Campeonato Mundial de 2025. O piloto brasileiro, único representante do país na categoria, cruzou a linha de chegada na 12ª posição, ficando a apenas duas colocações da zona de pontos no Autódromo de Yas Marina.

O fim de semana começou de forma extremamente positiva para Bortoleto. Nos treinos livres de sexta-feira, o brasileiro demonstrou consistência e velocidade, terminando em 7º lugar no TL1 (1:24.742) e em 6º no TL2 (1:23.570). “No geral, a sexta foi um dia bastante positivo. Obviamente ainda existiam alguns ajustes finos para o sábado, mas foi bem produtivo, pois focamos em entender o equilíbrio tanto em corridas com muito combustível quanto com pouco.”, comentou Gabriel após o primeiro dia de atividades.

No sábado, o piloto manteve o bom ritmo no TL3, registrando o 11º melhor tempo antes de protagonizar uma sessão de classificação memorável. Gabriel avançou às três etapas classificatórias e garantiu a 7ª posição no grid de largada com o tempo de 1:22.904. “É ótimo terminar a temporada com uma classificação como esta. Toda a sessão foi incrivelmente apertada: ficamos a apenas alguns milésimos de ser eliminados no Q1, depois conseguimos uma volta mega no Q2 e nos mantivemos forte no Q3 também”, celebrou o brasileiro após a qualificação.

A corrida de hoje, no entanto, não refletiu o desempenho visto ao longo do fim de semana. Desde a primeira volta, Bortoleto enfrentou problemas de porpoising no carro, o que comprometeu seu ritmo e não permitiu que a equipe maximizasse o potencial mostrado nos dias anteriores. O brasileiro cruzou a linha de chegada em 12º lugar, ficando fora da zona de pontuação por pouco.

“Não vou mentir – é um pouco decepcionante ter terminado fora dos pontos hoje. Infelizmente, lutamos com porpoising desde a primeira volta, e não acho que maximizamos nossa corrida como deveríamos. É uma pena, porque o carro estava incrível ontem e eu realmente senti que poderíamos ter marcado alguns pontos hoje”, analisou Gabriel após a corrida.

Apesar da frustração com o resultado final, o piloto brasileiro fez questão de destacar os aspectos positivos de sua temporada de estreia no Mundial de Fórmula 1. “Olhando para trás, para minha primeira temporada de Fórmula 1, foi um ano especial para mim, com vários bons resultados e sessões de classificação fortes, então há definitivamente muito do que me orgulhar – eu não poderia ter feito isso sem o apoio da equipe. Foi um ano bom e valioso. A temporada está encerrada agora e estou ansioso pelo nosso futuro. Já estou ansioso para começar a trabalhar no próximo ano e, espero, lutar por coisas maiores.”

Gabriel Bortoleto também fez questão de agradecer à Stake F1 Team Kick Sauber pelo aprendizado ao longo de 2025: “Quero agradecer imensamente a toda a equipe Stake F1 Team Kick Sauber pelo empenho, dedicação e ensinamentos ao longo desta temporada. Cada membro da equipe foi fundamental para o meu desenvolvimento como piloto. Aprendi muito, cresci muito, e levo comigo experiências que serão valiosas para toda a minha carreira. Agora, com os olhos voltados para 2026 e o novo desafio com a Audi F1, tenho certeza de que todo esse aprendizado será a base para buscarmos resultados ainda melhores e mais promissores. Estou motivado e pronto para o que vem pela frente.”

A partir de 2026 Gabriel Bortoleto defenderá as cores da Audi F1, iniciando um novo capítulo em sua carreira na principal categoria do automobilismo mundial.

Fotos: Stake F1 Team Kick Sauber

Assessoria de Comunicação do piloto Gabriel Bortoleto
Jornalista Responsável: Flávio Quick