Brasileiro da McLaren foi o segundo colocado neste domingo em Ímola
Terminou neste domingo (19) a quarta rodada do Campeonato Mundial da F-2 com a Feature Race. Em um fim de semana que o brasileiro Gabriel Bortoleto começou comemorando a pole-position, ainda na sexta-feira, ele conseguiu concluir muito bem as duas provas com um sexto lugar na Sprint Race e, a segunda posição na manhã de hoje, na corrida principal.
Depois da comemoração da pole-position, que Bortoleto fez questão de dedicar ao ídolo Ayrton Senna, os trabalhos seguiram muito intensos no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola – Itália. Com estratégias muito diferentes para as duas corridas que estavam por vir os engenheiros da Invicta Racing trabalharam duro em proporcionar o melhor equipamento para o piloto brasileiro.
Seguindo a regra da inversão dos dez primeiros colocados da tomada de tempos para a Sprint Race Gabriel alinhou seu carro na 10ª posição para a Sprint Race, que foi disputada na manhã de sábado. Ciente que tinha um carro veloz o piloto fez boa largada e seguiu para a prova. Antes da primeira curva um acidente envolvendo três carros, diretamente à sua frente, testou os reflexos do brasileiro que, de forma impressionante conseguiu desviar e seguiu na disputa. O saftey-car foi acionado e três voltas depois, as disputas foram retomadas. Gabriel a esta altura estava na sexta colocação. Durante as 22 voltas restantes da prova o piloto da cidade de São Paulo ficou pressionando Oliver Bearman que vinha logo à sua frente. Na última volta Bortoleto tentou por duas vezes superar o concorrente, porém, sem sucesso, cruzou a linha de chegada na sexta colocação. Este resultado rendeu a ele mais três pontos no Campeonato.
O PRIMEIRO PÓDIO
Pela segunda vez na temporada, neste domingo, Gabriel Bortoleto teve a honrar de largar da pole-position. Diante de um autódromo lotado e com bandeiras brasileiras por toda a parte o jovem de 19 anos seguiu animado para as disputas.
Logo na largada, no apagar das luzes, o carro #10 do piloto brasileiro, partindo da parte mais suja do traçado, acabou por não conseguir a tração ideal e, com isso, ao chegar na primeira curva Bortoleto já era o quarto colocado. Sem desanimar o piloto seguiu para uma prova inteligente em busca de recuperação. Nas primeiras seis voltas ele seguiu no quarto lugar, procurando se manter sempre na zona de DRS para o terceiro colocado.
Com sete voltas completadas Gabriel entrou no box para o seu pit-stop obrigatório quando trocou os quatro pneus de compostos macios para quatro pneus novos, de composto duro. Em um trabalho perfeito da equipe Invicta Racing Bortoleto conseguiu voltar bem para a pista num “virtual” segundo lugar. A disputa do brasileiro, naquele momento, era contra o francês Isaac Hadjar que estava a 3.2 segundos à sua frente. O piloto passou então a impor voltas realmente velozes e, com muita persistência, a duas voltas para o fim ele já estava colado em Hadjar. Gabriel tentou de todas as formas recuperar a liderança, porém, acabou cruzando a linha de chegada em um comemorado segundo lugar.
“Estou feliz com nosso fim de semana aqui em Ímola. É lógico que eu queria muito ter ganhado, porém, fizemos um trabalho extremamente positivo. Depois da pole-position fiz uma corrida ontem em que recuperei quatro posições e, hoje, conquistei o meu primeiro pódio na Fórmula-2. Ao todo conquistei 23 pontos ao longo do fim de semana e subimos de 11º para o 5º lugar no Campeonato. Depois de praticamente não ter andado em Melbourne, voltar com um resultado assim me deixa super animado a seguir trabalhando. Vamos pra cima que semana que vem já temos Mônaco. Agradeço ao trabalho perfeito da minha equipe Invicta Racing durante todo o fim de semana, meus familiares e meus patrocinadores por todo o suporte”, concluiu o piloto de 19 anos.
O Campeonato da FIA Fórmula-2 retoma seu calendário já na próxima semana com as disputas da 5ª etapa da temporada, o GP de Monte Carlo, em Mônaco.
Fotos: Dutch Photo Agency e James Gasperotti | Divulgação
Assessoria de comunicação do piloto Gabriel Bortoleto
Jornalista Responsável: Flávio Quick