Gabriel Bortoleto está a um passo do título da FIA F-3

.
Gabriel Bortoleto está a um passo do título da FIA F-3

A uma etapa para o fim da temporada o brasileiro tem 38 pontos de vantagem na classificação

Está chegando ao fim a temporada do FIA F-3, uma das principais categorias de acesso à Fórmula-1. A série, que tem suas corridas nos mesmos finais de semana da principal categoria do automobilismo mundial, vive em 2023 um ano de muita competitividade e grande destaque para o Brasil.

Fazendo o seu ano de estreia Gabriel Bortoleto, de São Paulo, lidera a tabela desde o primeiro fim de semana, disputado em março, no Barein. Tendo a sua carreira gerenciada por Fernando Alonso (Bi-Campeão Mundial de F-1) o jovem, atualmente com 18 anos, construiu uma carreira vitoriosa desde as competições de kart. No seu caminho rumo à Fórmula-1 ele se mudou para a Europa com apenas 12 anos e, à partir de então, participa das principais competições mundiais já tendo passado, nos monopostos, pela Fórmula-4 Italiana (2020), FRECA (2021 e 2022) e FIA F-3 (2023).

Bortoleto, que conta com o suporte técnico da italiana Trident, faz parte do programa de desenvolvimento de talentos da equipe brasileira KTF Sports e abriu, ainda em 2020, a atuação do time nos monopostos – uma vez que o time já tinha atuação na Stock Car, Stock Series e Kart.

TEMPORADA

De forma muito consistente Gabriel conseguiu vencer as duas principais corridas no começo da temporada disputadas no Barein e, em seguida, na Austrália. Daí por diante, com muita inteligência, o piloto seguiu somando muitos pontos nas demais etapas. Mesmo não tendo voltado a vencer Bortoleto construiu, etapa a etapa, uma diferença que chegou a ser de 46 pontos para o segundo colocado. Atualmente, faltando apenas uma etapa para o encerramento do Campeonato, a diferença de Bortoleto para o segundo colocado é de 38 pontos sendo que, em um fim de semana de competição, a pontuação máxima distribuída é de 40 pontos.

A última etapa do ano será disputada no Autódromo de Monza, na Itália, entre os dias 1º e 3 de setembro. Cabe ressaltar que desde Luiz Felipe Nasr, em 2011 – F-3 Inglesa, o Brasil não tem um piloto campeão numa categoria de F-3 internacional.

TÍTULO PASSOU PERTO NA PENÚLTIMA RODADA

Entre os dias 28 e 30 de julho o autódromo de Spa-Francochamps, na Bélgica, recebeu a penúltima rodada dupla da temporada da FIA F-3. Bortoleto, que matematicamente tinha chances de garantir o título com uma rodada de antecedência, teve um problema na sessão classificatória que lhe tirou as chances de lutar pelas primeiras posições.

Na classificação, após ter sido o mais veloz com o primeiro jogo de pneus em uma pista molhada que secava volta-a-volta, ele arriscou tudo em sua segunda tentativa. Muito veloz ele vinha com tempos parciais que lhe renderiam um lugar entre os três primeiros, mas, acabou sendo atrapalhado por um carro mais lento perdeu tempo, se classificando apenas na 15ª colocação tanto para a corrida de sábado, como para a de domingo.

No sábado, após boa largada, Bortoleto vinha em boa prova de recuperação e já era o oitavo colocado quando, em um toque, teve o pneu traseiro direito furado e foi obrigado a abandonar. No domingo, em uma corrida que começou com pista molhada e foi secando, Gabriel largou de pneus slicks e caiu para 21º nas primeiras voltas. Depois disso, com muito arrojo e técnica, o piloto fez uma segunda metade da corrida de arrepiar e conquistou 10 posições, recebendo a bandeirada de chegada em 11º.

“Não posso dizer que estou super feliz uma vez que, realmente, tínhamos chances claras de sair daqui campões. Contudo, diante das situações que se desenrolaram após a classificação, fizemos o nosso melhor. O carro era muito rápido e, certamente, se eu tivesse conseguido largar mais à frente, teríamos chance de conquistar resultados muito mais expressivos. Vamos para Monza com força total e, com as graças de Deus, vou trazer esta conquista para o Brasil”, comentou o piloto patrocinado pela Ebury, Banco BRB, Americanet e KTF Sports.

Fotos: James Gasperotti | KTF Sports

Assessoria de Comunicação da KTF Sports
Jornalista Responsável: Flávio Quick