Brasileiro de 18 anos foi um dos mais velozes na pré-temporada
Neste fim de semana começa para valer o Campeonato da F-3 FIA. A competição, reconhecida como um dos últimos degraus dos pilotos que almejam um lugar na Fórmula-1, terá nesta temporada 10 etapas, sempre em sistema de rodadas duplas, todas elas realizadas como preliminares das corridas do Mundial de F-1.
Após duas temporadas competindo na Fórmula Regional Europeia o brasileiro Gabriel Bortoleto é uma das novas estrelas da categoria. O paulista de 18 anos irá competir pela equipe italiana Trident Motorsport e, em seu retrospecto, traz atuações muito positivas nos testes pós temporada 2022 – realizados em Jerez de La Frontera – Espanha e, há duas semanas, na pré-temporada 2023, realizada no Autódromo do Barein, no Oriente Médio.
Com um estilo de pilotagem arrojado e muito veloz Bortoleto faz parte da nova geração de pilotos que vem se enfrentando há alguns anos, desde as disputas dos principais campeonatos de kart do mundo como Gabriele Mini, Paul Aron, Dino Beganovic, Sebastian Montoya, dentre outros.
A pista do Bahrain International Circuit tem extensão de 5.412 metros, características de média-alta velocidade e ao todo conta com quatro grande retas permeadas por 15 curvas. Após ter percorrido mais de 800 km de testes na pré-temporada, nesta mesma pista, Gabriel está bastante confiante para o início da temporada.
“Estou muito animado para este início de trabalho aqui na F3 FIA. Venho me preparando desde muito cedo e, ano após ano, consigo evoluir em termos de pilotagem e, logicamente, conhecimento das pistas e dos equipamentos. Trabalhei duro com a equipe desde o fim do ano no desenvolvimento de nosso conjunto para 2023 e, a melhor prova disso, foram os tempos que conseguimos nos testes da pré-temporada. Sem nenhum tipo de pressão vamos para esta primeira etapa em busca dos melhores resultados e, com tranquilidade, na busca pelas primeiras posições”, concluiu o piloto de 18 anos.
COMEÇO EMPOLGANTE
Na manhã desta sexta-feira teve início a programação de pista com a única sessão de treinos livres do fim de semana. Os pilotos tiveram 45 minutos de pista livre para buscarem todos os ajustes necessários tanto para condições de corrida como, também, para a classificação. De forma incontestável Bortoleto foi todo o tempo o piloto mais veloz da pista e encerrou a sessão com a primeira colocação estabelecendo um tempo de 1m47s775.
A classificação será realizada as 10h. (horário de Brasília). Amanhã será realizada a Sprint Race, com largada prevista para as 6:15 da manhã e, no domingo, a Feature Race, às 05:50 da manhã. Toda a programação será transmitida Ao Vivo pela Band Sports.
Fotos: James Gasperoti – KTF Sports
Assessoria de Comunicação do piloto Gabriel Bortoleto
Jornalista Responsável: Flávio Quick