Brasileiro da KTF Sports conseguiu a segunda colocação na Sprint Race de Hungaroring
A oitava rodada do Campeonato da FIA F-3 teve a sua primeira corrida neste sábado, dia 23. Líder da classificação o brasileiro Gabriel Bortoleto teve uma prova com grande atuação e, mais uma vez, terminou a corrida no pódio, em um comemorado segundo lugar.
A programação na Hungria foi aberta ontem, com uma sessão de treinos livres e a tomada de tempos. Essa classificação serviu para definir as posições de largada das corridas Sprint, que foi disputada na manhã de hoje e da Feature, que terá vez neste domingo. Após alguns problemas no treino, quando comentou que o carro saia de traseira, o piloto seguiu animado para a busca da pole-position. Acontece que poucos momentos antes da abertura da sessão começou a chover e, com isso, as condições da pista mudaram bastante do início até o fim do treino. Com um bom setup no carro e os problemas de aderência solucionados Bortoleto ficou por um bom tempo no top 3. Porém, na sua última tentativa de volta rápida, já com a pista seca, acabou sendo atrapalhado e registrou a sua melhor volta com o tempo de 1m31s876 que lhe garantiu a quarta posição para a largada da Sprint Race e, o nono lugar, para a corrida de domingo.
SEGUNDO LUGAR NA SPRINT RACE
A Sprint Race, que foi disputada nesse sábado, teve uma condição de pista perfeita com piso seco e um céu completamente aberto. Partindo da segunda fila Bortoleto fez uma largada conservadora, porém, perfeita. Assim, mantendo-se na quarta colocação, o jovem de São Paulo seguiu para a prova.
Aguardando as melhores oportunidades para atacar o piloto esperou o momento certo e, com cinco voltas completadas, superou Christian Mansell, pulando para terceiro. A essa altura os dois líderes já haviam aberto considerável distância do restante do pelotão. Gabriel, preocupado com a degradação dos pneus, fez voltas rápidas, porém, extremamente precisas. Com 12 voltas completadas o Safety Car foi acionado para que os fiscais pudessem tirar um carro quebrado do traçado. Três voltas mais tarde e, sem a distância para os primeiros, a corrida foi reiniciada e Gabriel, então, passou a pressionar os dois primeiros. Como tinha poupado pneus nas primeiras voltas da prova o piloto da KTF Sports esperou a última volta para colocar grande pressão no segundo colocado e, na penúltima curva, conseguiu superar Nikita Bedrin e recebeu a bandeirada na segunda colocação. O italiano Gabriele Mini venceu a prova. Bortoleto conseguiu ainda a volta mais rápida da corrida o que lhe rendeu mais um ponto para o Campeonato.
Com o resultado Gabriel Bortoleto abriu ainda mais distância na classificação do Campeonato. Nesse momento ele soma 138 pontos contra 92 do segundo colocado – Josep Maria Marti e 87 do terceiro – Mini.
“Foi uma corrida difícil, mas, que com certeza me diverti bastante. Sabíamos que a degradação dos pneus seria determinante para o resultado final da corrida e, deste modo, depois que consegui ir para a terceira posição, comecei a poupar o máximo possível meus pneus. Depois, com a entrada do Safety Car – que acabou com a minha diferença para os dois primeiros – aí eu senti que tinha mais equipamento que os da frente e ataquei. Forcei ao máximo o erro do Bedrin e acabei conseguindo isso na penúltima curva, quando pulei para segundo e assim recebi a bandeirada. Foi um bom dia e somei mais 10 pontos para o Campeonato. Amanhã é um novo dia, um novo desafio. Estou focado e tranquilo em meu trabalho. O carro está muito bom e temos tudo para conseguir mais alguns importantes pontos”, concluiu o jovem de 18 anos.
A prova deste domingo será disputada as 3:25 da manhã, pelo horário de Brasília, e terá transmissão Ao Vivo do canal por assinatura Band Sports.
Fotos: James Gasperotti | KTF Sports
Assessoria de Comunicação da KTF Sports
Jornalista Responsável: Flávio Quick