Gabriel Bortoleto voltou ao pódio da F-3 FIA

.
Gabriel Bortoleto voltou ao pódio da F-3 FIA

Sétima etapa do Campeonato foi disputada em Silverstone, na Inglaterra

O Autódromo de Silverstone, na Inglaterra, recebeu neste fim de semana entre os dias sete e nove de julho, as disputas da sétima etapa do Campeonato da F-3 FIA. Pilotos e equipes da competição desembarcaram em uma das pistas mais tradicionais do mundo para dar sequência a segunda de quatro corridas que serão disputadas no mês de julho.

Líder da classificação o brasileiro Gabriel Bortoleto chegou muito animado ao território inglês e, mesmo sem nunca ter competido naquela pista, o piloto se dizia pronto em virtude da intensa preparação feita em simulador nas semanas anteriores.

Com apenas 16 voltas Bortoleto mostrou que, realmente, a preparação virtual o ajudou demais. Com a marca de 1m45s976 ele registrou o segundo tempo mais rápido da única sessão de treinos do fim de semana. Animado, algumas horas depois ele levou o carro #5 da equipe Trident novamente para a pista, dessa vez para a sessão de classificação. Em uma disputa muito acirrada Gabriel se garantiu com o quinto melhor tempo a incrível um milésimo de diferença para o quarto colocado. Com este resultado ele se garantiu na oitava posição para a largada da corrida de sábado (Sprint) e o quinto posto para o início da prova de domingo (feature).

CORRIDAS BASTANTE DIFERENTES NOS DOIS DIAS

A prova de sábado foi autorizada com a pista seca, porém, com previsão de chuva a qualquer momento. Os pilotos estavam receosos com as condições climáticas e largaram de forma conservadora para a prova que tinha previsão de 18 voltas. Bortoleto, com vistas ao Campeonato, não se arriscou e manteve-se em sua posição de largada nas primeiras voltas. Contudo, quando tinham sido completadas 10 voltas, começou a chover em apenas uma parte do circuito. Os líderes optaram por permanecer na pista enquanto que, a maioria dos carros, entrou nos boxes para o pit-stop. Gabriel ficou na pista e, mostrando todo o seu arrojo, conseguiu se manter veloz nos trechos de pista seca e muito seguro, controlou bem o carro #5 nas partes molhadas, mesmo com pneus slick. Poucas voltas depois a chuva parou e, rapidamente, começou a secar. De forma precisa, então, o piloto brasileiro impôs um ritmo espetacular e foi superando seus adversários até chegar à segunda colocação, posto em que recebeu a bandeirada da vitória.

A corrida de domingo, por sua vez, foi completamente disputada com pista seca. Bortoleto fez uma boa largada e na primeira volta conseguiu pular para a disputa da segunda colocação. Contudo, diante do ímpeto de seus concorrentes ele optou por se preservar na pista e perdeu algumas posições caindo para o sexto lugar. Daí por diante, frente a um traçado de difícil ultrapassagem, o piloto brasileiro conseguiu permanecer na sexta colocação e mesmo sob pressão seguiu focado na pontuação do Campeonato e concluiu a prova em sexto.

Após as sete etapas já realizadas na temporada Gabriel Bortoleto segue líder na pontuação com 128 pontos contra 92 do segundo colocado e 77 do terceiro. A oitava etapa do Campeonato será disputada daqui duas semanas, entre os dias 21 e 23 de julho, em Hungaroring – Budapeste, na Hungria

Fotos: James Gasperotti | KTF Sports

Assessoria de Comunicação da KTF Sports
Jornalista Responsável: Flávio Quick